sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Atrações turísticas de Sapucaí Mirim

Pedra do Pião
Está localizada em uma propriedade particular no Bairro do Cassununga, há 2 km da Rodovia MG 173. É mais uma obra da natureza que desafia a gravidade, trata-se de uma pedra sobra a outra, sem calços e sem explicação. E ao lado existe uma pequena cachoeira.
 





Igreja Matriz de Santana
A Igreja Matriz de Santana, faz parte da história do município de Sapucaí-Mirim, e fica localizada na Praça Dom Antonio Almeida de Moraes, no Centro da cidade.
A capela e o povoado de Sapucaí Mirim pertenceu inicialmente a São Bento do Sapucaí – SP, passando posteriormente a Paraisópolis – MG.
Em toda a sua história, a Paróquia de Sant’Ana, poucas vezes teve um padre residente sendo, na maioria das vezes, atendida por padres dos município vizinhos de Paraisópolis  e São Bento do Sapucaí. No entanto, registraram-se, nos últimos tempos, fatos importantes na sua administração.
Primeiramente a presença dos Padres da Congregação de Nossa Senhora do Sion que estiveram a frente da Paróquia por 10 anos de 1961 a 1971. Neste período mantiveram também o Seminário de Sion, que funcionava onde atualmente é o acampamento Nosso Recanto, na cidade.

De 1982 a 1986 foi realizada uma experiência pioneira, sendo a administração da paróquia entregue a um leigo: Laudelino Azevedo. Nesta época deu assistência espiritual ao padre Chiquinho, hoje  conhecido por Dom Francisco, bispo de Duque de Caxias- RJ.
Atualmente o pároco é o padre Inácio Pires, e a Igreja faz parte da Arquidiocese de Pouso Alegre - MG.

Pedra do Campestre
Localizada no Bairro do Paiolzinho, fica a 16 km do centro da cidade. O topo da pedra possui 2.050
metros de altitude e permite uma vista panorâmica da região e do Vale do Paraíba. A trilha, por ser pouco usada, não tem seu trajeto bem definido, garantindo assim a sua beleza natural. O início do trajeto é feito por uma estradinha com vegetação rasteira, seguindo por uma floresta onde a vegetação toma conta da trilha.



Cachoeira da Amizade
Esta localizada próximo a bifurcação que dá acesso ao Bairro dos Pires, a apenas 2 km do centro da cidade. O local é adequado para banhistas, pois são duas quedas que formam um lago.Também existe um campo de Futebol de Areia, e espaço para camping.





Igreja do Bom Jesus
A Igreja do Bom Jesus esta localizada em frente a Praça Monsenhor Pedro do Vale Monteiro e ao lado do Acampamento Nosso Recanto. A Igreja nas décadas de 60 e 70, foi mantida e cuidada pelos padres responsáveis pelo Seminário de Sion que funcionava no local onde atualmente é o Acampamento Nosso Recanto.




Cachoeira Saturnino
A Cachoeira Saturnino, esta localizado no Bairro dos Pires, a cerca de 02 km da Cachoeira da Amizade, o local é de fácil acesso através de estrada de terra, finalizando em trilha na mata. O local é pouco frequentado pelos banhistas, pois suas quedas são altas e perigosas, porém o local é bem agradável para aqueles que procuram tranquilidade junto a natureza.


ATRATIVOS DA REGIÃO:

Cachoeira do Poção:
13 Km de Sapucaí-Mirim, siga pela estrada sentido São Bento do Sapucaí, ao chegar na cidade, vire à esquerda sentido bairro do Serrano, siga as placas.
O  acesso fica logo após uma pequena Ponte pouco antes do Engenho Velho, pode-se estacionar bem próximo, e percorrer uma pequena trilha pela mata.(8 km de São Bento do Sapucaí)


Cachoeira do Toboágua:

13 Km de Sapucaí-Mirim, siga pela estrada sentido São Bento do Sapucaí, ao chegar na cidade, vire à esquerda sentido bairro do Serrano, siga as placas.
O  acesso é fácil, pode-se estacionar bem próximo, e percorrer uma pequena trilha pela pastagem. (8 km de São Bento do Sapucaí)




Pedra do Baú:
20 Km de Sapucaí-Mirim, siga 9,5 km pela SP-50, Curva acentuada à direita na Estrada Municipal São Bento do Sapucaí - Paiol Grande, siga por 7,6 km, siga as placas.
Localizada no município de São Bento do Sapucaí SP a Pedra do Baú pode ser avistada de diversas cidades da Serra da Mantiqueira (Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal), Vale do Paraíba (Taubaté) e Sul de Minas Gerais (Gonçalves e Sapucaí Mirim)
Com uma grande formação rochosa e altitude máxima de 1.950m, essa formação granítica mede 340m de altura e 540m de comprimento, sendo que suas encostas chegam a medir 180m de altura.